quinta-feira, 29 de julho de 2010

FUTEBOL DE BOTÃO


Futebol de Botão

De acordo com o Banco de Dados Folha [1], o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt. Contam que ele primeiro jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. Dessa brincadeira de criança surgiu o "jogo de botões", aquilo que se tornaria o esporte difundido e amado por uma legião incontável de praticantes e admiradores, com sua diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.

Geraldo Décourt é, segundo alguns, um dos precursores do que nós conhecemos hoje como "futebol de mesa" no Brasil; por volta de 1929, ele deu o nome de "Celotex", que era o material usado para a confecção das mesas, ao jogo, que ali tinha o seu início enquanto esporte, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras.

O dia do nascimento de Geraldo Décourt em 14 de fevereiro, foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o "dia do botonista".

Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização.

Paralelamente a esse incremento de regras e desenvolvimento de materiais cada vez mais adequados à execução do jogo, em diversas regiões do Brasil, mormente nas décadas de 1930 a 1980, várias modalidades eram praticadas, usando-se diversos tipos de botões e superfícies onde os mesmos deslizavam, desde o piso das casas, mesas de jantar, até o famoso "Estrelão", mesa de jogo sem cavaletes, produzida pela fábrica Estrela, durante os anos 70.


Muito famosos ficaram os "botões de osso" ou de "paletó”, que nada mais eram que os botões retirados dos antigos ternos sociais; dentre esses, uma classe de botões conhecida como "Paulo Caminha", marcou época; depois vieram as "capas de relógios", que nada mais eram que os "vidros' substituídos dos relógios que iam para conserto e tinham os "vidros' trocados; finalmente, na década de 1950, surgiram os botões industrializados, de plástico, com adesivos colados ao centro, contendo os escudos ou mesmo as faces dos jogadores dos times famosos do Brasil.

Um dos modelos de traves dos anos 70, além de goleiro feito utilizando-se uma caixa de fósforos, comum para a época; note que praticamente só há espaço para a bola (geralmente uma pastilha) entrar no gol, por cima do goleiro.

"Capas de relógios" utilizadas como botões, também dos anos 70; tratava-se de um "vidro" mais envelhecido, que era disputado pelos garotos da época, nos relojoeiros.

Os botões de acrílico já eram utilizados, entretanto, em uma proporção bem menor em relação aos dias de hoje, quando são predominantes.

Os botões industrializados começaram com os famosos canoinhas, que eram botões rebaixados no meio, com o rosto do jogador ao centro, normalmente com imagem em preto e branco; existiram até alguns coloridos. Algumas fábricas os fizeram, Estrela, Trol e outras

XADREZ


Como e onde surgiu o xadrez?

(Marcos B. Wicher, via internet)

O jogo surgiu no século VI na Índia, com o nome de Shaturanga, que significa os quatro elementos de um exército, em sânscrito. É que todos os componentes das forças militares da época estavam representados, diz o Mestre Internacional James Mann de Toledo, presidente da Federação Paulista de Xadrez. A infantaria é formada pelos peões e a cavalaria pelos cavalos. Antigamente havia também carroças (depois trocadas por torres) e elefantes (posteriormente, bispos). A partir da Índia, o jogo foi para a China e a Pérsia seguindo as rotas comerciais. Aliás, é da palavra persa shah, que significa rei, que vem o nome xadrez. Os árabes, que conquistaram a Pérsia em 651, se encarregaram de difundir a prática do jogo, afirma Carlo Callero, secretário-geral da Confederação Brasileira de Xadrez. Eles levaram seus tabuleiros para as terras que invadiram no norte da África e, quando ocuparam Espanha e Portugal entre 711 e 1492, trataram de introduzir a novidade na Europa. Foi nesse período que o xadrez ganhou o formato atual, incorporando elementos típicos da Idade Média, como os poderosos bispos e as torres dos castelos. Também foi introduzida a rainha, a peça mais poderosa do jogo, diz James. As regras não se alteraram desde o final do século XIV.

COMO SURGIU O HANDEBOL?

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma idéia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisséia.

Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Sshelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball.

Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais.

Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros.

CORRIDA DE SACO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

quarta-feira, 21 de julho de 2010

COMO SURGIU A NATAÇÃO?


Quando e como surgiu a natação ? O homem aprendeu a sustentar-se sobre a água por instinto e, naturalmente, observando o comportamento dos animais. Portanto, a natação é tão antiga quanto o homem. Na Antiguidade, era uma vantagem saber nadar, uma arma do homem para enfrentar dificuldades. Sabe-se que os fenícios foram os primeiros bons nadadores. Eles eram navegadores e seus barcos deveriam, como de fato eram, dirigidos por homens que soubessem nadar. As longas viagens exigiam isso. Platão, entre os gregos, dizia que o homem que não sabia nadar não é bem-educado. Em 1603 no Japão, um país fechado ao mundo na época, o Imperador determinou que se praticasse a natação nas escolas. Como não havia relações com outros país, pode-se dizer que esse não é considerado o início da natação organizada.

Uma vez mais deve-se, aos ingleses a organização como esporte de competição, em 1837. Coube à Austrália, em 14 de fevereiro de 1846, em Sydiney, realizar o primeiro torneio de natação. A primeira federação de natação foi construída na Inglaterra em 1874. Começaram os torneios europeus, destacando-se o de Viena em 1889. Sete anos mais tarde tivemos o retorno dos Jogos Olímpicos, e lá estava a natação com as provas de 100m, 500m e 1500m.

POLO AQUÁTICO


O pólo aquático surgiu na Inglaterra no século XIX, e era praticado em rios, naquela época, os competidores jogavam a bola com um taco, e usavam barris para não afundarem.

No ano de 1870, foram impostas regras para este esporte pela London Swimming Association, e então ele passou a ser disputado em piscinas cobertas.

O esporte se espalhou pela Europa, e no século XX já estava sendo competido no Brasil.
O esporte é disputado em piscinas cobertas, por duas equipes de 7 jogadores.

O jogo é dividido em 4 tempos, cada um com 7 minutos, o intervalos é de 2 minutos.

COMO SURGIU O FUTEBOL DE BOTÃO?


O futebol de botão foi criado por um brasileiro no ano de 1930. Nesta época, o jogo era praticado com botões de roupas.
É um jogo que foi desenvolvido para ser praticado sobre uma mesa que tem aparência de um campo de futebol. Os botões fazem o papel dos jogadores que são movimentados através de uma palheta.
Toda vez que o jogador for jogar a bola no gol, deverá avisar seu adversário para que ele posicione seu goleiro.
No ano de 1988, o futebol de botão passou a ser uma modalidade esportiva.

COMO SURGIU O FUTEBOL?


O futebol, como esporte moderno, foi criado na Inglaterra do século XIX. Entretanto, muitas pesquisas mostram que o jogo de bola, tanto praticado com os pés como com as mãos é praticado bem anteriormente ao século XIX. Alguns estudiosos dizem que a origem deste esporte está na China, há muitos séculos atrás. Dizem que um "esporte" muito parecido com o futebol era praticado por soldados do Imperador Xeng Ti 25 séculos A.C.. A bola era de pele de animal recheada com ferragens . Colocamos o termo esporte entre aspas pois, como sabemos tal palavra só pode ser empregada após o século XIX, e as atividades físicas do período anterior ao contemporâneo podiam ser consideradas mais como rituais religiosos ou como preparação militar do que esporte.

Muitos pesquisadores dizem também que o futebol tem origem em um "esporte" praticado na Itália medieval. "Esporte" aliás, que existe até hoje e é praticado anualmente na cidade de Florença. Estamos falando do Calcio. Tal esporte consiste de um jogo entre duas equipes que, em um campo de terra têm que atravessar uma bola até uma área ao final do campo adversário. O jogo pode ser caracterizado como muito violento, pois os ataques físicos entre os jogadores dos dois times são constantes e permitidos. Os italianos acreditam que a origem do futebol está no Calcio, tanto que, na Itália, o futebol como conhecemos é chamado de Gioco Calcio. Assim como o Calcio, na Inglaterra, um jogo era praticado desde mais ou menos o ano de 1300: o Hurling. Tal jogo tinha características muito parecidas com o Calcio, e era também muito violento.

O Calcio tem características muito parecidas com um esporte que surge na Inglaterra ao mesmo tempo que o futebol: o Rugby. Aliás, podemos dizer que o futebol e o rugby tem uma raiz comum, pois são muito parecidos, e que se dividiram na metade do século XIX na Inglaterra, devido a dissidências na questões das regras entre os participantes. Enquanto o Rugby pode ser jogado com as mão e com os pés, o Football — como o próprio nome diz— só pode ser jogado com os pés, sendo apenas o Keeper que pode pegar a bola com as mãos.

Entretanto, podemos dizer que desde os mais remotos tempos o homem e a sua sociedade sempre praticaram jogos, ou para se divertirem entre a comunidade, ou como ritual religioso. Tais praticas são aspectos das mais variadas culturas ao redor de todo o mundo. Podemos dizer então que o Futebol nasceu daí. Porém esses jogos não tinham um nome definido e variavam de regiões e regiões da Inglaterra, da Europa e do Mundo. Podemos dizer que, na Inglaterra, berço do Futebol moderno, esses jogos eram praticados pelas camadas populares, que vinham praticando essas atividades culturais há várias gerações. Talvez elas não fossem igual ao Futebol, ao Rugby, mas tinham um objetivo cultural de diversão e ligamento entre os membros da comunidade. Como sabemos, a aristocracia não praticava tais jogos, pois provavelmente os achavam como atos de barbárie, praticados por pessoas sem cultura, além de serem muito violentos. A aristocracia preferia praticar outros jogos, como a equitação, a caça e a esgrima. Esses jogos eram chamados, na Inglaterra do século XVIII e XIX de esportes, e os esportes que conhecemos hoje( ou algo parecido com eles) eram chamados de passatempo .

Esses jogos populares, no século XIX, começaram a ser praticados, em seus horários livres, pelos alunos das escolas da aristocracia e da alta burguesia inglesa. O colégio de Rugby talvez seja a mais famosa dessas escolas, pois dele saíram as regras do Rugby. O Rugby e o Football eram praticados pelos alunos deste colégio, fazendo com que os diretores dos colégios proibissem a prática dessas atividades, devido ao fato delas serem populares, violentas e "bárbaras". De nada adiantou tal proibição, pois os alunos continuavam praticando esses esportes. Como a repressão a esses jogos não deu muito certo, as questões tiveram que ser resolvidas de outra forma. Já que não parariam de ser praticadas a melhor maneira era de que tais jogos fossem regulamentados. Daí começaram a surgir as regras nesses jogos, criando-se assim as regras do Football e do Rugby, além de outros jogos.

Porém, tais jogos haviam sido regulamentados apenas nas escolas da elite inglesa. Era preciso regulamentar esses jogos também entre as classes mais "baixas" da sociedade inglesa. O início do século XIX foi o período do ápice da primeira Revolução Industrial na Inglaterra. A classe operária já estava praticamente consolidada e já começava a ter a sua consciência de classe. A classe operária inglesa também praticava esses jogos, principalmente nos horários livres que foram conquistando no processo de conscientização de classe e do movimento operário sindical. Porém, como sabemos, tais jogos eram muito violentos e não tinham regras algumas as vezes. Tal violência do esporte fazia com que a produção do operariado caísse, devido a lesões e cansaços, prejudicando assim o lucro dos grandes patrões da burguesia industrial. Era preciso, assim como foi feito nas escolas, regulamentar esses jogos, para torná-los menos violentos e trazê-los para dentro da esfera do controle do Estado. Tal regulamentação do Football foi expandida, com a ajuda do Estado, para toda a sociedade inglesa. A classe burguesa industrial triunfou, e suas regulamentações esportivas se massificaram, tornado o futebol em um esporte de massa. Além disso, " os burgueses descobriram o futebol como meio de despolitização dos trabalhadores na década de 1860.(...) O objetivo era bem claro. Eles precisavam manter os operários à margem da atividade política dentro de suas organizações de classe" . Podemos perceber que a regulamentação das regras do Futebol, e outros jogos, veio em um momento histórico onde o operariado começa a reivindicar os seus direitos e começavam a se tornar uma classe política. Nada melhor para a burguesia industrial do que controlar, a partir da criação de regras, um jogo em que a maioria proletária praticava.

COMO SURGIU O VÔLEI?


A idéia do vôlei surgiu em 1895, quando o americano William George Morgan, que assumira naquele ano a função de professor de educação física na faculdade YMCA (Associação Cristã de Moços) de Holyoke, Massachusetts (EUA), tentava criar uma nova competição em quadra coberta que pudesse ser praticada pelos seus alunos.

Antes de se formar na faculdade da YMCA em Springfield, Morgan conheceu James Naismith, que havia criado o basquete em 1891. No entanto, o basquete era muito intenso e com muito contato físico, o que era um atrativo para os jovens. E a intenção de Morgan era criar um jogo recreativo que ao mesmo tempo fosse competitivo e sem contato físico, para atrair o público mais velho. Utilizando seus conhecimentos dos métodos de treinamentos esportivos e sua própria experiência como atleta, Morgan teve uma idéia, assim explicada por ele:

Na procura de um jogo apropriado, o tênis veio a minha mente. No entanto, para jogar tênis são necessários raquetes, bolas, a rede e outros equipamentos. Então, o tênis estava fora de questão - mas a idéia da rede me pareceu boa. Fixamos uma rede a 1,85m do chão, pouco acima da cabeça de um homem de estatura mediana. Precisávamos de uma bola e entre todas as que experimentamos estava a câmara da bola de basquete. Mas era muito leve e muito lenta. Então, testamos a própria bola de basquete, que era muito grande e muito pesada.

Por fim, Morgan contratou a empresa A.G. Spalding & Bros. para fabricar uma bola especial, o que fizeram em sua fábrica em Chicopee, Massachusetts. O resultado foi uma bola nos padrões das utilizadas hoje em dia: era coberta de couro com uma câmara de borracha, sua circunferência variava de 63,5cm a 68,6cm, e seu peso ficava entre 252g e 336g. Finalmente, Morgan tinha seu esporte, batizado por ele de Mintonette.

Já com a idéia básica do Mintonette, Morgan convidou seus amigos Dr. Frank Wood e John Lynch para, baseados em suas sugestões, desenhar os conceitos básicos do jogo e formular as primeiras dez regras do novo esporte.

No início de 1896, uma conferência foi organizada na faculdade YMCA de Springfield, na qual estiveram presentes todos os professores de educação física da YMCA. Morgan, então, foi convidado pela direção para fazer uma demonstração de seu jogo no ginásio recém-inaugurado da faculdade. Ele chamou seus amigos e formou dois times, cada um com cinco jogadores. O capitão de uma das equipes foi J.J. Curran e da outra, John Lynch, que eram o prefeito e o chefe do Corpo de Bombeiros de Holyoke, respectivamente.

Morgan explicou que o novo jogo era designado para ginásios cobertos, mas também poderia ser disputado em locais abertos. E um número ilimitado de atletas poderia participar - sendo o objetivo do jogo manter a bola em movimento por cima da rede, de um lado para o outro.

A BOLA


A bola surgiu provavelmente, nos tempos primitivos, quando as crianças usavam seixos, bexigas de boi e outros animais e outros objetos da natureza, redondos como brinquedo. Através dos anos, as bolas foram recheadas com crina de animal, cortiça, borracha, fios têxteis e barbante. A maioria das bolas é esférica. Há algumas exceções como a bola de futebol americano, entre outras.

É um objeto, geralmente esférico, para ser atirado, batido, chutado, empurrado, carregado, rolado ou arremessado, dependendo do jogo em que está sendo usado.

As bolas podem ser duras ou macias, ou cheias de ar. Mais de trinta esportes importantes são jogados com bola. Entre eles estão: futebol, basquete, bolinha de gude, bocha e boliche.