quinta-feira, 29 de julho de 2010

COMO SURGIU O HANDEBOL?

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma idéia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisséia.

Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Sshelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball.

Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais.

Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros.

18 comentários:

  1. Quero saber onde surgiu o handebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. surgiu no brasil apos a primeira grande guerra mundial

      Excluir
    2. ta bom né obrigado bjxx

      Excluir
  2. o goleiro pode cobrar lateral e pode fazer gol?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. nunka vi um blog tam legal onde vc aprende e tambem pode se diverti obrigada por ter criado esse blog tam divertido♥valeu♠

      Excluir
    2. Com certeza, este é a principal missão do blog, o qual não é meu, apesar da ideologia nele, o blog é nosso, de todos nos que precisamos do conhecimento...e por que não aprender prazeirosamente...

      Excluir
  4. nossa esse blog mim ajudou a encontra o que eu queria.meu nome é ALESSANDRA

    ResponderExcluir
  5. nossa vlw me ajudou em um trabalho de escoola

    ResponderExcluir
  6. colhi todas as informaçoes,Boa Sorte pra mim haha

    ResponderExcluir
  7. Nossa agora está tudo explicado! Nos outros sites ñ consegui encontra a resposta para a minha pergunta e nesse sim. Obrigado a quem criou e sei que está ajudando muitas pessoas com a mesma duvida que eu tinha.parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Minha tia é professora de Ed. física e vem pra cá semana que vem! Vou mostrar o blog pra ela!!

    ResponderExcluir
  9. criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 **

    ResponderExcluir